O governo da Bahia anunciou, na noite desta quinta-feira (3), que vai proibir a realização de shows e festas em toda a Bahia. A decisão, que será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) de sexta-feira (4), faz parte do decreto nº 19.586, e começa a valer no mesmo dia.
Conforme a publicação, ficam proibidos os "shows, festas, públicas ou privadas, e afins, independentemente do número de participantes". O decreto tem validade até 17 de dezembro, com indicativo de renovação.
Na última quarta-feira (2), o Governo do Estado já havia prorrogado o decreto, que também suspende as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada e proíbe eventos e atividades com presença de público superior a 200 pessoas.
Nesta quinta, o governador da Bahia, Rui Costa, disse que não permitiria realização de festas no estado, incluindo eventos de réveillon, entre os meses de dezembro e janeiro, por causa da pandemia da Covid-19.
O governador disse ainda que solicitou à Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) que monitore as redes sociais de estabelecimentos no estado, para que fiquem cientes se há previsão para realização de festas ou não.
"Passei hoje para o secretário de Saúde e vou pedir agora para o secretário de Segurança que faça o monitoramento das redes sociais para qualquer bar, qualquer barraca, qualquer estabelecimento comercial que esteja chamando para festa, nos meses de dezembro e janeiro", disse Rui Costa.
O governador ainda afirmou que solicitou atuação da polícia para garantir o cumprimento do decreto. "Que a polícia atue preventivamente, faça a notificação desse ente comercial avisando que não será permitido, e que a polícia fará o bloqueio de entrada desses estabelecimentos. Nós não permitiremos festa em nenhuma quantidade de público", enfatizou.
Rui Costa explicou que o decreto que permite a realização de eventos com até 200 pessoas não inclui eventos festivos.
Conforme o último boletim da Sesab, foram registrados 3.268 pessoas infectadas em em 24h. Desde o início da pandemia, a Bahia contabilizou mais de 412 mil casos e 8.366 mortes.
Nos últimos 10 dias, a Bahia teve um crescimento de 91,75% de casos de Covid-19, em comparação com os 10 primeiros dias do mês de novembro. Os dados analisados foram disponibilizados no boletim diário da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
De 1ª a 10 de novembro, foram 12.784 casos registrados, enquanto entre 23 de novembro e 2 dezembro foram 24.514 infectados: um aumento de 11.730 registros de um período para o outro.
Esse crescimento está diretamente ligado às reaberturas de comércio e às aglomerações provocadas pelas eleições, que ajudam a proliferar o coronavírus de uma forma mais rápida, como explica o médico infectologista Adriano Oliveira.
“Não dá para dizer que esse aumento foi causa exclusivamente pela eleição, mas a eleição tem um peso nisso, sem dúvidas. O pico tem a ver também com a reaberura econômica, mas as eleições, pelo fato de te promovido toda aquela aglomeração de pessoas, frequentemente sem devido cuidado e isolamento, aquilo tudo que a gente já conhece, certamente influenciou para que a gente tivesse esse aumento”, explicou ele.