Um momento para repensar em tantos aspectos da nossa vida … e a alimentação? Podemos ainda aprender algo?
Deixamos a palavra com a especialista Mônica Minelli, consultora, gestora e profissional no setor de alimentos orgânicos, naturais, saudáveis e dietas especiais, atuando na elaboração da estratégia para implantação de Startup, na prospecção, abastecimento e vendas dos respectivos produtos, que nos enviou uma proposta para qualquer pessoa, independente de raça, condição econômica, profissional ou perfil social.
Vamos falar aqui sobre ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL! = SAUDE!!
Somos seres humanos, desde o início das mais antigas civilizações: portanto, viemos da TERRA. Nossa alimentação, desde os primórdios da humanidade veio do cultivo das raízes: alimentos cultivados e preparados com receitas familiares!
Alimentação saudável, vem da TERRA, cultivada SEM agrotóxicos, sem pesticidas artificiais, sem qualquer química que faça o alimento se deformar da sua condição natural.
O QUE É UMA ALIMENTAÇÂO SAUDÁVEL? Vem da PALAVRA SAÚDE!
Somos seres saudáveis, e nosso DNA vem de uma ancestralidade da terra: portanto não nos cabe a industrialização alimentar. Passamos por décadas de transformações sociais, comerciais, políticas, e acima de tudo comportamentais…mas nada se compara a evolução da SAÚDE DO SER HUMANO.
Hoje, mais do que nunca priorizamos a qualidade da nossa alimentação: pesquisas mostram o quanto O MAIS SIMPLES E NATURAL É O MELHOR!!!
Vamos aqui falar da simplicidade das cadeias alimentares: carbo-hidratos, proteínas, gorduras: o que é SAUDAVEL?
Vamos evitar: ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS, PROCESSADOS e ARTIFICIAIS.
Nosso corpo humano é UMA MÁQUINA PERFEITA: Todos nossos órgãos funcionam em perfeita harmonia, portanto: TUDO O QUE PRECISAMOS PARA NOS NUTRIR VEM DO CULTIVO DA TERRA.
Então, vemos como aproveitar melhor o alimento de cada estação, bem como seu uso na nossa culinária:
ALHO e CEBOLA: Sempre excelentes em cada início de cozimento
LEGUMES E VERDURAS: Ricos em vitaminas A, B, e anti-inflamatórios. Ideais tanto crus como cozidos
FRUTAS: Fonte de energia, vitaminas e antioxidantes
PROTEÍNAS: Sempre responsáveis pelo equilíbrio hormonal, muscular e energético.
Enfim, cada vez mais os alimentos funcionais tem uma participação fundamental no equilíbrio da nossa saúde. Cada alimento tem uma função específica em nosso corpo, mente e alma. Assim, é muito importante definirmos nossas escolhas nutricionais:
Vamos evitar alimentos industrializados: embutidos, artificiais, junk food, alimentos geneticamente modificados
Vamos evitar: Conservantes, aromatizante, acidulantes, e todas as categorias químicas descritas nos rótulos dos produtos.
CUIDADO: Quanto mais tempo alguns alimentos ficam fora da geladeira, mais artificiais eles são!!!
E quanto é fundamental respeitar a NATUREZA DE CADA CULTIVO e por isso utilizar a tabela de cultivo natural de cada alimento e priorizar a tabela ARCO ÍRIS: alimentos de TODAS as CORES em nossas vidas (geladeiras ou não):
Brancos: nabo, maças, couve flor, batatas – todas, inhames), abobrinhas
Amarelos: mandioquinhas, pimentões amarelos),
Laranjas: cenouras, pimentões)
Verdes: pepinos, folhas, pimentões, alho poro, salsão)
Vermelhos: Beterrabas
CONDIMENTOS: Alho, cebola roxa, branca, alecrim, salsas, cúrcuma, alecrim, entre outros… Além de: cardamomo, louro, gengibre.
Com estas dicas construa o seu projeto “A MINHA GELADEIRA”. Analise os itens da sua geladeira para compor um cardápio dentro da sua realidade com aquilo que descobrimos nesta jornada!!!
E se ficou feliz e mais entusiasta aproveite também para apoiar microempreendedores de periferia que trabalham com isso https://benfeitoria.com/alimentacaoorganica, melhorando assim a nossa sociedade.
Boa preparação, que seja criativa!!! Quantas boas energias se despertarão em você com este novo aprendizado!!!