Mais dois ônibus foram atacados e incendiados na Região Metropolitana de Belo Horizonte, na madrugada desta quarta-feira (6), desta vez em Ribeirão das Neves. É o quarto dia consecutivo em que o estado registra ocorrências de vandalismo. Ribeirão das Neves foi a 29ª cidade a ter ataques desde domingo (3).
O governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT), confirmou na tarde desta terça-feira (5) que os ataques a ônibus e locais públicos no estado partem de uma facção criminosa que atua no Brasil inteiro.
De acordo com a Polícia Militar (PM), um dos casos desta quarta ocorreu no bairro Lagoa, em Ribeirão das Neves. A PM informou que o motorista seguia para a garagem, quando foi rendido por três criminosos que mandaram que ele descesse do coletivo. Os suspeitos estavam com uma garrafa pet com um líquido inflamável – que foi jogado dentro do veículo – e atearam fogo.
As chamas se alastraram rapidamente e o coletivo ficou totalmente destruído. O fogo alto também atingiu a rede elétrica e provocou explosões. O ônibus atacado fazia a linha 616-C (Estação Pampulha/Céu Azul C).
Polícia encontra carta atribuída a facção em ônibus atacado na Grande BH
Por causa do óleo derramado, as chamas também se espalharam pelo asfalto e atingiram o muro e a grade de uma escola estadual. As câmeras de segurança do colégio podem ajudar a polícia a encontrar os três homens que colocaram fogo no ônibus.
Segundo a PM, os criminosos primeiramente tentaram abordar um outro ônibus que passava por uma avenida, mas como não conseguiram, desceram uma rua e renderam o motorista do ônibus atacado.
O condutor estava sozinho e não ficou ferido. O isqueiro que teria sido usado pelos criminosos foi encontrado perto do ônibus. Peritos da Polícia Civil estiveram no local. Para a PM, ainda é cedo para afirmar se o incêndio tem relação com os outros ataques a ônibus registrados no estado.
Carta encontrada em ônibus após ataque na Grande BH será periciada pela Polícia Civil
O segundo veículo atacado foi no bairro Veneza. A polícia informou que os criminosos quebraram o vidro do motorista e atearam fogo na cabine do coletivo. Populares conseguiram apagar as chamas antes da chegada do Corpo de Bombeiros. Não houve fridos.
Ainda segundo a PM, os suspeitos deixaram um bilhete com exigências em um outro ônibus que estava estacionado atrás, mas o teor não foi divulgado e a carta será entregue à Polícia Civil para ser periciada.
Ataques
Belo Horizonte e Região
Belo Horizonte - 2 ônibus atacados
Sabará - incêndio a veículo particular nesta segunda-feira (4)
Santa Luzia - bairro Cristina A - 1 ônibus atacado
Ribeirão das Neves - 2 ônibus atacados nesta quarta-feira (6) - um no bairro Lagoa e outro no Veneza
Noroeste
Brasilândia de Minas - incêndio a coletivo nesta segunda (4).
Centro-Oeste
Lagoa da Prata - 2 ônibus atacados
Luz - 4 veículos incendiados no pátio da Prefeitura de Luz na madrugada desta terça (5)
Alto Paranaíba
Araxá - 1 ônibus e quatro carros atacados até segunda-feira (4); 1 ônibus e um carro de agente penitenciário queimados nesta terça (5)
Patos de Minas - 1 ônibus atacado
Triângulo Mineiro
Campo Florido - ataque à recepção da Câmara Municipal
Uberaba - 4 ônibus atacados, 1 carcaça de caminhão incendiada, ataques a 2 agências bancárias e uma lotérica, além de fogo em quatro vias entre domingo (3) e segunda-feira (4); além de dois ataques a ônibus durante a noite desta segunda-feira (4) e um na manhã desta terça-feira (5), um caminhão de lixo foi incendiado
Uberlândia - 4 ônibus atacados; ataque a uma agência do Banco do Brasil e a uma agência dos Correios até esta segunda-feira (4); quatro ônibus atacados entre a noite de segunda (4) até a madrugada de terça (5)
Tupaciguara – três ônibus de viagem incendiados dentro da rodoviária durante a madrugada desta terça-feira (5)
Sul de Minas
Alfenas - 2 ônibus atacados; um ônibus vandalizado e queimado na noite desta segunda-feira (4)
Alterosa - fogo em caminhão de lixo nesta terça (5)
Brazópolis - criminosos dispararam tiros contra uma delegacia e uma viatura da polícia;
Cruzília - tiros disparados contra delegacia
Guaxupé - 6 ônibus atacados
Itajubá - 1 ônibus atacado; dois ônibus queimados na noite desta segunda-feira (4)
Machado – 1 ônibus atacado na noite desta segunda-feira (4)
Monte Santo de Minas - 2 ônibus escolares atacados
Ouro Fino - veículos incendiados em um pátio credenciado do Detran
Passos - 2 ônibus atacados; caminhonete que presta serviços para a Cemig incendiada na noite desta segunda-feira (4), além de um ônibus; um motorista de caminhão de lixo foi agredido na noite desta segunda-feira (4)
Poços de Caldas - 2 ônibus atacados; incêndio em galpão de reciclagem
Pouso Alegre - 3 ônibus atacados
São Lourenço - casa de policial militar atacado
Três Corações - 1 ônibus atacado
Três Pontas - um carro de agente penitenciário queimados
Varginha - 1 ônibus atacado; ataque a uma viatura do Sistema Prisional na noite desta segunda-feira (4)