Offline
PUBLICIDADE
MENU
https://platform-upload.cdn-brlogic.com/28881/slider/d4062529e01f21751371de4a486e65d3.jpg
https://platform-upload.cdn-brlogic.com/28881/slider/840c28b777a1ac84692dc130e8b7f20b.jpg
https://platform-upload.cdn-brlogic.com/28881/slider/9aed880c2a62e29f6c831b5c8d8a4460.jpg
https://platform-upload.cdn-brlogic.com/28881/slider/e7c15b40a1d5ef10baf5b60a0ac34c8c.jpg
Anvisa aprova novas indicações para remédio que trata câncer de mama
Medicamento é usado em pacientes adultos com tipo triplo-negativo
Agência Brasil - Por Da Agência Brasil*
Publicado em 10/09/2026 16:05
SAÚDE
© Valter Campanato/Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novas indicações terapêuticas para o medicamento Trodelvy (sacituzumabe govitecana), usado no tratamento de pacientes adultos com câncer de mama triplo-negativo (CMTN).

Duas novas indicações foram aprovadas: 

  • em combinação com pembrolizumabe para o tratamento de primeira linha de pacientes adultos com CMTN irressecável (que não pode ser removido por cirurgia), localmente avançado ou metastático cujos tumores expressem PD-L1 (proteína encontrada na superfície de algumas células cancerígenas que faz com que o sistema imunológico não ataque o tumor); 
  • como monoterapia para o tratamento de primeira linha de pacientes adultos com CMTN irressecável, localmente avançado ou metastático que não sejam candidatos ao tratamento com inibidores de PD-1 ou PD-L1.

De acordo com a Anvisa, o câncer de mama triplo-negativo representa um subtipo agressivo da doença, associado a pior prognóstico e limitado número de opções terapêuticas. Pacientes com doença localmente avançada irressecável ou metastática frequentemente apresentam rápida progressão clínica e elevada mortalidade.

“Nesse contexto, há necessidade de tratamentos mais eficazes nas fases iniciais da terapêutica”, destacou a agência.

O sacituzumabe govitecana é um conjugado anticorpo-fármaco que age ligando-se especificamente à proteína Trop-2 na superfície das células cancerígenas para liberar uma medicação quimioterápica diretamente nelas. 

O registro foi publicado no Diário Oficial da União da última terça-feira (8).

*Com informações da Anvisa

 

Fonte: Agência Brasil
Esta notícia foi publicada respeitando as políticas de reprodução da Agência Brasil.
Comentários

Chat Online